AÇÕES DESENVOLVIDAS OLAVO BILAC EM 2017
Participação das atividades de Jogos
Matemáticos - Demonstração sobre o cubo mágico
Data: 24 de novembro de 2017.
Participantes: alunos bolsistas do PIBID
Participação do
Projeto sobre Jogos Matemáticos com Stand com Cubo mágico e realização de
demonstrações e explicações utilizando o mesmo realizado com os
alunos-bolsistas do PIBID para alunos e visitantes da Feira de Jogos
Matemáticos.
Participação no VII Seminário de Práticas
Interventivas Pedagógicas
Aconteceu em 23/novembro de 2017 na AESA/CESA um Seminário com todas as equipes do PIBID para socialização das ações desenvolvidas em 2017. Inicialmente nós apresentamos um slide com registro das oficinas e atividades que foram desenvolvidas na EREM Olavo Bilac em 2017, seguido do depoimento do aluno bolsista José Wagner que relatou sua experiência no desenvolvimento desta atividade.
Feira da Profissões - Stand de divulgação do Curso de
Licenciatura em Matemática
Data: 26 de outubro de 2017.
Participantes: alunos bolsistas do PIBID, professora supervisora e coordenador.Os alunos bolsistas participaram da Feira das profissões para realização de panfletagem e divulgação do curso de Licenciatura de matemática. Os mesmo passaram nas salas temáticas e divulgaram as ações do PIBID/AESA , os cursos da AESA e realizaram panfletagem.
Realização da 3ª Oficina sobre Pirâmides
Data: 28 de maio de 2017.
Participantes: alunos bolsistas do PIBID, professora supervisora e alunos do 3º C.
Dando continuidade as oficinas sobre sólidos geométricos, realizamos a 3ª Oficina sobre Pirâmides, nesta atividade houve a integração de um novo aluno bolsista Gustavo, que substituiu Helenildo que havia concluído o curso em Julho. O aluno bolsista Gustavo fez uma introdução inicial utilizando slides sobre elementos das pirâmides e suas relações;
Em seguida Cláudia explicou sobre o cálculo da área da base, lateral e total, através de exemplificações e solicitando aos alunos que respondessem situações problemas propostas em exercícios. Dando continuidade a oficina os alunos bolsistas Arnaldo e Priscila fizeram a demonstração da fórmula do volume das pirâmides, utilizando um prisma e uma pirâmide quadrangular de mesma altura.E finalizando a oficina o aluno José Wagner fez uma explanação sobre Princípio de Cavaliere e o cálculo de volume, solicitando em seguida que os alunos respondessem algumas questões propostas.
Participação de toda equipe PIBID na SEMEX
Data: 28 de maio de 2017.
Participantes: alunos bolsistas do PIBID, professora supervisora e coordenador.
Toda equipe de matemática
de Sertânia da EREM Olavo Bilac participaram da organização da sala temática e
da confecção dos materiais que foram utilizados e expostos na SEMEX. Os alunos
bolsistas confeccionaram materiais lúdicos que abordassem geometria, em particular sólidos geométricos
e polígonos através da utilização de trilhas geométricas, baralhos e dominós,
planificação e construção de poliedros, figuras tridimensionais, sólidos
geométricos de acrílicos e projeção de slides. Este evento oportunizou a
socialização das ações que estão sendo vivenciadas como também a troca de
experiências entre alunos bolsistas e visitantes. Nossa sala foi bastante
visitada e houve uma interação enriquecedora nessa atividade
Realização de oficina de sondagem sobre Poliedros e Polígonos
Data: 18 de maio de 2017.
Participantes: alunos bolsistas do PIBID, professora supervisora e alunos do 3º C
Realizamos uma oficina de
sondagem na turma do 3º C sobre poliedros e polígonos. Inicialmente os alunos
bolsistas montaram uma trilha geométrica
composta por desenhos de poliedros e polígonos, planificação, relação de
Euler, medida de ângulos internos e diagonais, onde através desse jogo eram
realizadas perguntas e esclarecidas as dúvidas que por ventura surgissem. Os
alunos participarem ativamente e responderam todas as perguntas que foram
realizadas. Esta oficina teve como objetivo identificar as principais
dificuldades de nosso alunado, para que nos baseamos pra planejamento das
próximas oficinas. O material utilizado foi motivador e enriqueceu bastante a
participação de todos, fazendo com que esta oficina tivesse um bom resultado.
Oficina sobre Sólidos Geométricos
Data: 20 de abril de 2017.
Participantes: alunos bolsistas do PIBID, professora supervisora e alunos do 3º C
O objetivo desta oficina é reforçar e esclarecer as principais dúvidas sobre os sólidos geométricos. Inicialmente o aluno José Wagner utilizou um slide e explicou classificação, características e elementos dos sólidos geométricos. O ponto relevante desta atividade foram os materiais utilizados pelos alunos bolsistas, bem como sua explanação, além da participação da turma nas atividades propostas, tendo em vista que os alunos se identificaram bastante com os jogos utilizados.
VI Seminário de Socialização das Ações do PIbid em 2016
Em 28/Março
de 2017 aconteceu na AESA/CESA o VI Seminário com todas as equipes do PIBID para
socialização das ações desenvolvidas em 2016.Inicialmente nós
apresentamos um Slide com fotos e registros das oficinas e atividades que foram
desenvolvidas na EREM Olavo Bilac em 2016, seguido do depoimento do aluno
bolsista José Wagner que relatou sua experiência no desenvolvimento destas
atividades. Esta apresentação ficou sob responsabilidade da professora
supervisora e de um aluno bolsista, tendo em vista que os demais concluíram o
curso em dezembro de 2016.
AÇÕES DESENVOLVIDAS OLAVO BILAC EM 2016
Realização de Oficina sobre Pirâmide
Data: 23 de novembro de 2016.
Participantes: alunos bolsistas do PIBID, professora supervisora e alunos do 2º D
Em novembro/2016 foi realizada a
Oficina sobre Pirâmide com alunos
bolsistas e a turma do 2º
D. Inicialmente o aluno José Wagner apresentou um slide e fez uma explanação
introdutória sobre (vértices, faces, arestas da base, arestas lateral, apótema
e altura), seguida da explicação sobre a classificação das pirâmides, princípio
de Cavalieri e tronco da pirâmide. Em seguida ele solicitou a três alunos que
utilizando três pirâmides os mesmos montassem um poliedro, sendo prontamente
atendidos e os alunos montaram um cubo. Em seguida Gilvan fez uma abordagem sobre os diferentes tipos de
base e como se dá o calculo de área da base e volume.
Em seguida foram entregues pirâmides planificadas
pra que os grupos montassem cada um e realizassem as medidas da base e da
altura de cada uma delas, pra que calculassem o volume de algumas pirâmides, a
quadrangular e triangular. Ao final desta oficina os alunos resolveram
situações problema do SAEPE. O ponto relevante desta oficina foi o material
utilizado e a realização da atividades práticas para cálculo de volume das
pirâmides.
MATERIAIS UTILIZADOS
TRABALHOS EM GRUPO
Oficina sobre Análise Combinatória e Probabilidade
Data: 19 de outubro de 2016.
Participantes: alunos bolsistas do PIBID, professora supervisora e alunos do 2º B
O objetivo desta oficina é reforçar e esclarecer as principais dúvidas sobre Análise Combinatória. Inicialmente o aluno Gilvan explicou o que era fatorial e permutação, em seguida apresentou um jogo matemático chamado a senha, onde explorou de forma lúdica o que seria permutação, finalizando com situações problema pra os alunos resolverem. Em seguida Maria Claudiane explorou o que seria Arranjo aplicando um jogo que envolvia números e realizou simulações de arranjos com 2,3 e 4 sequências numéricas. Dando continuidade a oficina o aluno José Wagner trabalhou com tabelas de alimentos, associando-os os cardápios montados pelos alunos com combinação. Finalizando a oficina a aluna Luana utilizou o jogo aposta com dados, onde explorou situações que envolvia probabilidade.
O ponto relevante desta atividade foram os materiais utilizados pelos alunos bolsistas, bem como sua explanação, além da participação da turma nas atividades propostas, tendo em vista que os alunos se identificaram bastante com os jogos utilizados.
JOGOS UTILIZADOS
ATIVIDADES COM JOGOS EM GRUPO
Ações realizadas através do "Projeto: O Ensino do Excel através de Estatística
Realização do Seminário para socialização das pesquisas de campo
Data: de 14 a 15 de junho de 2016.
Participantes: alunos bolsistas do PIBID, professora supervisora e alunos do 2º A.
Foi realizado o seminário
em dois momentos, para socialização dos temas pesquisados, Bullyng, Maioridade
Penal, Gravidez na Adolescência, Aborto, Ética, , O uso da Redes Sociais,
Política e Corrupção, A influência das mídias em nossas vidas e Segurança
Pública onde além da apresentação de dados estatísticos foi possível a
discussão e reflexão sobre os temas pesquisados.
Realização de pesquisa de campo
Data: de
01 a 30 de maio de 2016
Participantes: alunos bolsistas do PIBID, professora supervisora e
alunos do 2º A.
Após a organização da turma do 2º A, em pequenos subgrupos, onde
cada grupo definiu os temas a serem pesquisados, sobre Bulliyng, Maioridade
Penal, Gravidez na Adolescência, Aborto, Ética, , o uso da Redes Sociais,
Política e Corrupção, a Influência das Mídias em nossas vidas e Segurança
Pública, totalizando assim 10 grupos.
Cada grupo um elaborou um questionário sob orientação da
professora supervisora e realizaram a pesquisa de campo, durante o mês de maio.
A turma do 2º A, teve o período de um mês para aplicação dos questionários
e realização de pesquisa de campo, para em seguida montarem tabelas e gráficos.
Após a pesquisa de campo, esses dados foram transformados em dados estatísticos
primeiro de forma manual e após sob orientação dos alunos bolsistas do PIBID,
utilizando as ferramentas do Excel
Realização de oficinas com alunos-bolsistas e a turma do 2º A
Data: 28 de abril de 2016
Participantes: alunos bolsistas do PIBID, professora supervisora e alunos do 2º A.
Foi realizada a 1ª Oficina sobre Excel, com orientação sobre o funcionamento e noções básicas sobre Excel, sob orientação dos alunos-bolsistas do PIBID de Matemática e alunos do Ensino Médio do 2º A.
Capacitação para alunos-bolsistas sobre Excel
Data: 05 de abril de 2016
Participantes: alunos bolsistas do PIBID e professora supervisora
Foi realizada na EREM Olavo Bilac, uma capacitação para os alunos-bolsistas quanto à utilização do Excel no ensino da Estatística e quais os conteúdos que deverão ser explorados durante a realização das próximas oficinas, como: construção de tabelas, realização de cálculos (frequência absoluta, frequência relativa, autosoma, média aritmética, mediana e moda), seguido posteriormente da construção de gráficos e sua formatação.
AÇÕES DESENVOLVIDAS OLAVO BILAC EM 2015
Realização de oficina sobre Matemática Financeira
Data:23 de novembro de 2015
Participantes: alunos-bolsistas e alunos do 1º E
Foi realizada uma atividade prática envolvendo compra e venda, através da simulação de lojas de diversos artigos, sendo a mesmas confeccionadas pelos alunos do 1º E.M "E".
Os alunos puderam simular compras em "lojinhas fictícias" construídas especificamente para esta atividade, onde verificaram condições de pagamento e calcularam com uso de calculadora e tabelas, simulações de desconto, parcelamento e juros na compra e venda de produtos. Simularam a realização de compras a médio e longo prazo, à vista, parcelados, empréstimos bancários e aplicações financeiras mais utilizadas como a Caderneta de Poupança.Quanto a participação dos alunos bolsistas do PIBID, ficaram responsáveis pela orientação e acompanhamento individual dos alunos quanto ao uso da calculadora e no preenchimento da tabela, envolvendo porcentagens, juros, descontos.O engajamento dos alunos nesta atividade foi bastante participativa e com muito empenho alguns deles ainda tinham dúvida de como se realizava o cálculo referente ao desconto e ao juros, tendo dificuldade em diferenciá-los.
Participação na Culminância do projeto "Jogos Matemáticos na construção de conhecimentos.
Data:12 de novembro de 2015.
Participantes: alunos do E.M. do Olavo Bilac, professores de matemática e alunos bolsistas do PIBID.
Aconteceram
várias atividades na culminância desse projeto como atividades com jogos
matemáticos, desfiles com roupas de material reciclável e formas geométricas e
apresentação do grupo de dança com elástico que formavam formas geométricas. Essas atividades
foram coordenadas pelos professores de matemática da EREM Olavo Bilac cujas
atividades foram protagonizadas por todos os alunos quanto a organização e
realização deste evento.
Realização de Oficina sobre Geometria Espacial: Prismas
DATA: 14 de setembro de 2015
PARTICIPANTES: alunos - bolsistas e alunos dos 3º anos
Para a realização da oficina utilizaram slides e sólidos geométricos para a classificação destes.
Abordaram o tema através de dinâmicas com os alunos dos 3º anos.
No dia da oficina os alunos bolsistas realizaram as seguintes atividades:
- Apresentaram dinâmicas;
- Confeccionaram sólidos geométricos;
- Demonstraram o Princípio de Cavalieri utilizando material concreto;
- Foram dados as etapas aos alunos dos 3º anos no cálculo de volume de prismas utilizando lápis, régua e o material de acrílico.
Realização de oficina sobre Área e Perímetro
DATA: 17 de setembro de 2015
TURMA: 1º E.M. A
Foi abordado previamente sobre o que seria Tangram e a construção do mesmo com os alunos do 1º A, em que cada aluno confeccionou seu próprio Tangram.
No dia da oficina os alunos bolsistas realizaram as seguintes atividades:
Ø Mostraram os diversos tipos de polígonos que compõem o Tangram utilizando slides.
Ø Em seguida apresentaram quais as fórmulas utilizadas para cálculo de área e perímetro dos polígonos.
Ø Demonstraram utilizando o Tangram qual a diferença entre área e perímetro
Ø Fizeram demonstrações sobre o cálculo da área e perímetro, através das fórmulas.
Ø Foram dando comandos e solicitando que os alunos realizassem composição e decomposição utilizando o tangran.
Demonstração utilizando o tangram como realizar o cálculo de área e perímetro do quadrado utilizando o tangram. Foi solicitado que os alunos realizasse o cálculo de área e perímetro de cada peça do Tangram e depois do mesmo como um todo, sendo atribuída uma medida ao triângulo e através dele a área dos demais polígonos.
Foi excelente a participação dos alunos e a interação dos mesmos com os alunos bolsistas, demonstraram bastante interesse e realizaram todas as atividades que foram sendo solicitadas.
Realização de Oficina sobre Poliedros utilizando o Geogebra
O uso do computador como ferramenta educacional tem se mostrado útil e proveitoso no processo de ensino-aprendizagem, contudo, é importante frisar que o software educativo não deve ser tomado como algo que independe da orientação de professores e/ou tutores, dentro de um contexto educacional propício e inovador.
Após uma breve apresentação do software, segue alguns momentos da oficina realizada na EREM Olavo Bilac.
Após a apresentação do Geogebra, os alunos foram orientados individualmente como trabalhar com algumas funções do geogebra como função afim, função quadrática, sólidos geométricos, cálculo de área, etc.
Finalizamos a oficina, tendo um ótimo resultado, onde a participação dos alunos foi de extrema importância.



Realização de Oficina sobre
Números Inteiros
Data: 23 e 30 de Abril de 2015
Turma: 1º E.M. C e 1º B
Após a apresentação do conteúdo a
ser trabalho foi aplicado, foi feita explanação sobre Números Inteiros em
slides, em seguida foram realizados trabalhos em grupo, num primeiro momento em
dupla com a utilização de quadrados perfeitos para aplicabilidades das regras
de sinais que são tão utilizadas mas ainda confusas para alguns alunos. Em
seguida foram realizadas uma segunda atividade em grupo que solicitava a
realização de cálculos envolvendo números inteiros através de jogo de damas e
utilização de bingo.
Podemos destacar como ponto relevante desta
oficina a metodologia aplicada e utilização de jogos matemáticos, bem a
apresentação dos alunos-bolsistas que se mostraram bastante motivados, tendo na
realização da oficina desta oficina a participação dinâmica de todos os alunos.
Reunião com Equipe do PIBID pra Elaboração de Sequência Didática
Data: 24 de março de 2015
Participantes: alunos bolsistas e professora supervisora
Reuniram-se na EREM Olavo Bilac os cinco alunos bolsistas e a professora supervisora a fim de elaborarmos a Sequência Didática referente as próximas oficinas sobre números inteiros que acontecerão nos próximos dias 23 e 24/04, tendo em vista que antes os referidos alunos estarão em período de avaliação.
Foram trazidas sugestões dos alunos bolsistas sobre os jogos a serem utilizados, sendo apresentados dois jogos sobre quadrado perfeito e um bingo, ficando definido os jogos sobre quadrado perfeito.
Reuniram-se na EREM Olavo Bilac os cinco alunos bolsistas e a professora supervisora a fim de elaborarmos a Sequência Didática referente as próximas oficinas sobre números inteiros que acontecerão nos próximos dias 23 e 24/04, tendo em vista que antes os referidos alunos estarão em período de avaliação.
Foram trazidas sugestões dos alunos bolsistas sobre os jogos a serem utilizados, sendo apresentados dois jogos sobre quadrado perfeito e um bingo, ficando definido os jogos sobre quadrado perfeito.
AÇÕES DESENVOLVIDAS EM 2014
Culminância do Projeto:Historicizando a Matemática, metrificando Teorias e Cordelizando sua Prática na AESA
Data:26 de novembro de 2014
Participantes: equipe PIBID de Sertânia e Arcoverde, alunos da EREM Olavo Bilac, alunos da AESA/CESA
Participantes: equipe PIBID de Sertânia e Arcoverde, alunos da EREM Olavo Bilac, alunos da AESA/CESA
Foi realizada a culminância do Projeto Historicizando
a Matemática, sendo organizado stands com a representação dos sete povos que
contribuíram na Matemática, sendo de nossa responsabilidade, com a participação dos alunos
representando o 3º ano (17 alunos) e dos 05 alunos-bolsistas do PIBID. Foram montados stand sobre Hindus
e Árabes, onde foram expostos os cordéis produzidos pelos próprios alunos,
painéis informativos, realizados recitais dos cordéis produzidos pelos próprios
alunos, divulgando a importância dos hindus e árabes principalmente no sistema
numérico e apresentação da dança árabe. Houve visitação do público aos
stands, onde recebiam cordéis e informes sobre a história da matemática e a
contribuição de diversos matemáticos.
III
Mostra Pedagógica
Projeto:Historicizando
a Matemática, metrificando Teorias e Cordelizando sua Prática
DATA: 30 de outubro de 2014
Participantes: equipe PIBID de Matemática da EREM Olavo Bilac, alunos, professores, toda equipe escolar e visitantes.
Foi realizada a
culminância do Projeto Historicizando a Matemática durante a Amostra
Pedagógica, sendo organizado stands com a representação dos sete povos que
contribuíram na Matemática, sendo de nossa responsabilidade, os povos Hindus e Árabes(alunos do 3º
ano), onde foram expostos os cordéis produzidos pelos próprios alunos, sendo
selecionados os 10 melhores cordéis e murais informativos.
Durante todo o dia tivemos a
seguinte programação:
9:00 h e 14:30– Abertura: Manifestação cultural através da apresentação da dança árabe.
9:20 as 15:30 h – Recital dos
cordéis produzidos pelos próprios alunos, divulgando a importância dos hindus e
árabes principalmente no sistema numérico.
Visitação do público aos stands, onde recebiam cordéis e informes sobre a história da matemática e a contribuição de diversos matemáticos.
Também tivemos um stand nordestino valorizando o cordel como uma expressão cultural do nordeste, bem como para distribuição de lembrancinhas.
Visitação do público aos stands, onde recebiam cordéis e informes sobre a história da matemática e a contribuição de diversos matemáticos.
Também tivemos um stand nordestino valorizando o cordel como uma expressão cultural do nordeste, bem como para distribuição de lembrancinhas.
Mostra Pedagógica - Oficina de Origami
Data:
Participantes: alunos-bolsistas , alunos do ensino médio e visitantes de outras escolas.
Os alunos do PIBID
organizaram uma oficina de Origami para que os visitantes reproduzissem a flor
de lótus, que era uma flor sagrada utilizada pelos árabes, sendo num primeiro
momento realizada informações sobre a Flor de Lótus e de como ela poderia ser
reproduzida através do origami, sendo demonstrada seu passo-passo.
Realização de Seminários e Oficinas para elaboração de cordéis
Datas:
Participantes: professora supervisora, alunos-bolsistas e turmas do 3º A, B e C
Realização da Oficina sobre
Matemática Financeira
Data:27 de maio de 2014
Turma: 3º C
Esta oficina foi planejada para
que aconteça em dois momentos, no primeiro momento foi realizada uma explanação
introdutória sobre a importância da Matemática Financeira, seguido da
apresentação do vídeo “Ganhe, gaste,
poupe e invista seu dinheiro com inteligência financeira”, seguido de uma
reflexão e debate com o grande grupo. Em seguida foram apresentados slides
falando sobre juros, capital, montante e investimentos, empréstimos , onde
foram explicados como se calcula através de situações-problemas juros simples e
composto.
Orientação sobre a utilização de
uma planilha sobre orçamento financeiro. Foi solicitado que os alunos
resolvessem questões sobre juros e depois foi feita a devida orientação e
correção com o grande grupo.
Participação da Equipe do PIBID na Jornada Matemática
Data:26 de maio de 2014
Participantes: equipe PIBID Matemática e alunos da AESA/CESA.
Socialização e demonstração das atividades realizadas com alunos da escola utilizando multiplano, sólidos geométricos, geogebra, materiais concretos pra realização de medidas, pelos alunos-bolsistas do PIBID pra os alunos da AESA/CESA.
Realização de Oficina sobre Polígonos e suas propriedades
Data:30 de abril de 2014
Turma: 3º A
Realizamos a
primeira Oficina do Subprojeto de Matemática com alunos do 3º A(30 alunos), os
05 alunos-bolsistas e a professora-supervisora, sendo realizado pelo grupo uma
Sequência Didática da referida oficina, apresentação de Slides e elaboração de
uma atividade de sondagem.
Na sequência didática foram
especificados os objetivos, a atividade de sondagem, a metodologia utilizada,
trabalhos em grupo e a avaliação final.
Após a apresentação do conteúdo a
ser trabalho foi aplicado uma atividade escrita de sondagem, seguida de uma
explanação sobre Polígonos e Triângulos em slides, em seguida foram realizados
trabalhos em grupo utilizando o multiplano para identificar os tipos de
polígonos, suas principais características, os cálculos das diagonais dos
polígonos e resolução de situações-problema.
Podemos destacar como ponto relevante desta
oficina a metodologia utilizada e a diversificação de materiais como
multiplanos, slides e desenhos, bem como a apresentação dos alunos-bolsistas
que se mostraram bastante motivados, tendo na realização da oficina a
participação de todos.
Realização de Seminário de Apresentação do Subprojeto de Português e Matemática
Data: 11 de abril de 2014
Participantes: alunos bolsistas do PIBID, coordenadores, professores-supervisores, equipe gestora e alunado da escola.
Em 11/04 reuniram-se no auditório
da Escola Olavo Bilac a equipe que irá participar do Subprojeto do PIBID(Matemática
e Português), contando com a participação de 09 alunos bolsistas, 02
supervisores e 198 alunos da escola, onde seguiram a seguinte programação:
- Boas Vindas dos Coordenadores e da Gestora.
- Apresentação Cultural com uma música apresentada por uma aluna.
- Apresentação do que é o PIDIB, das ações gerais do subprojeto e da programação bimestral.
- Apresentação dos Alunos-bolsistas de Matemática e de Português.
- Encerramento com apresentação de slides motivacional.
Seminário para socialização das ações do
subprojeto de Matemática
Data:
Participantes: Equipe Pibid de Matemática de Sertânia e Arcoverde
Nenhum comentário:
Postar um comentário