AÇÔES ESCOLA JORGE DE MENEZES
AÇÕES 2017
AÇÕES ESCOLA JORGE DE MENEZES
AÇÕES 2016
união com os alunos pibidianos e supervisores
Realização da Oficina sobre Tabelas, gráficos, média, mediana e moda
Reunião com os alunos bolsistas e supervisores do Pibid
Oficina sobre Triângulos
Oficinas sobre Quadriláteros
AÇÕES ESCOLA JORGE DE MENEZES
AÇÕES 2015
AESA/CESA
Oficina sobre Área de Figuras Planas
AESA/CESA
Data: dezembro de 2015
Participantes: Coordenador de Área, Supervisores e Alunos Bolsistas
Oficina sobre Área de Figuras Planas
Data: 19 de novembro de 2015
Participantes: alunos bolsistas e alunos do 7º "A"
Os alunos pibidianos, utilizaram materiais concretos (sólidos geométricos) para demonstrar como encontrar a área de suas faces e utilizaram também o quadro branco.
Houve uma boa participação dos alunos do 7º "A" respondendo oralmente, bem como, demonstrando a cada atividade proposta.
Os alunos pibidianos, utilizaram materiais concretos (sólidos geométricos) para demonstrar como encontrar a área de suas faces e utilizaram também o quadro branco.
Houve uma boa participação dos alunos do 7º "A" respondendo oralmente, bem como, demonstrando a cada atividade proposta.
Oficina sobre Área de Figuras Planas
Data: 12 de novembro de 2015
Participantes: alunos bolsistas e alunos do 7 º " A"
A turma foi dividida em 5 grupos para facilitar o entendimento dos comandos dados para o desenvolvimento da oficina, onde cada aluno pibidiano, ficou responsável para explorar as figuras planas, como por exemplo encontrar a área, entre outras. Apenas alguns alunos apresentaram pequenas dificuldades na hora de calcular questões propostas pelos alunos pibidianos que direcionaram as atividades da oficina a cada grupo.
Realização da 2ª Oficina sobre Equações do 1º grau e Jogos Matemáticos (Jogo da Memória e Tabuleiro de Equações do 1º grau)
Data: 22 de outubro de 2015
Participantes: alunos bolsistas e alunos do 7º"A"
A turma do 7º"A" foi dividida em dois grupos: 1º grupo composto pelas alunas bolsistas Amanda, Maria Rosane, Andréia e Priscila na responsabilidade de aplicar a Oficina sobre Jogo da Memória, envolvendo Equação do 1º grau, enquanto os alunos bolsistas Adson, João Paulo e Matheus ficaram com o 2º grupo na incumbência de aplicar a Oficina sobre Tabuleiro de Equação do 1º grau. Após concluirmos a atividade com os grupos fizeram a troca para que todos participem das duas Oficinas. Cada grupo foi dividido em subgrupos para melhor desempenho dos alunos. Todos participaram aperfeiçoando seus conhecimentos sobre Equação e no intuito de ser o grupo que tivesse o melhor desempenho e receberam brindes pela participação e acertos nas atividades da Oficina aplicada. Os alunos pibidianos tiveram ajuda e apoio dos supervisores, desde divisão da turma até a conclusão das Oficinas. Escolhemos um espaço físico adequado para a atividade. As Oficinas foram muito proveitosa, pois todos os alunos participaram ativamente, fazendo os cálculos necessários e encontrando os resultados desejados. A relação entre alunos da turma , alunos pibidianos e supervisores foi satisfatória.
Realização da 1ª Oficina sobre Equação do 1º grau e Jogos Matemáticos (Torre de Hanói e Dominó Humano)
Data:10 de setembro de 2015
Participantes: alunos bolsistas e alunos do 7º "A"
Dividimos a turma em dois grupos: 1º grupo ficou sobre a responsabilidade das alunas pibidiana Carmem, Andreia, Maria Rosane, Amada e Priscila, que aplicaram a Oficina utilizando o Dominó Humano, enquanto o 2º grupo com os alunos pibidiano Adson, João Paulo e Gilcélio, fazendo uso da Torre de Hanói confeccionada em tamanho maior para melhor visualização e motivação para os alunos. Após terminadas as Oficinas, troca-se os grupos para que todos vivenciem as atividades, observando a participação e aprendizagem de todos os envolvidos, bem como a relação aluno pibidiano e alunos da turma, como também a relação aluno-aluno. Escolhemos um espaço físico adequado para a atividade. Todos os alunos participaram, fazendo os cálculos necessários para encontrar o resultado desejado e houve distribuição de brindes para os que conseguisse responder em tempo hábil. Enfim o desempenho da turma foi satisfatório e todos receberam brindes.
Reunião com alunos bolsistas e supervisores do Pibid para analisarmos os materiais confeccionados para as Oficinas
Data: 03 de setembro de 2015
Participantes: alunos bolsistas e supervisores do Pibid
Reunimos-nos para verificarmos as atividades selecionadas e analisarmos os jogos confeccionados pelos alunos bolsistas para serem aplicados nas Oficinas sobre Equação do 1º grau e observamos que estavam adequados ao tema. Sugerimos atividades para maior enriquecimento das Oficinas. A reunião foi muito produtiva, pois todos se envolveram e confeccionaram jogos matemáticos e selecionaram atividades, como também aceitaram as sugestões dadas por nós supervisores para desenvolver as Oficinas na turma do 7º "A".
Reunião com alunos bolsistas e supervisores do Pibid para planejarmos as Oficinas
Data: 27 de agosto de 2015
Participantes: alunos bolsistas e supervisores do Pibid
Iniciamos a reunião com a mensagem: Semeador de Sonhos. Fizemos a leitura da mensagem, refletimos e chegamos a seguinte conclusão que "Todo aquele que é capaz de ensinar e entender a lição da mensagem, tem o dom de se tornar um professor inesquecível". Em seguida fomos planejar as Oficinas sobre Equações do 1º grau e Jogos Matemáticos, como Dominó Humano, Torre de Hanói, Tabuleiro de Equações do 1º grau e Jogo da Memória. A reunião foi muito proveitosa e o interesse dos alunos em procurar adequar da melhor maneira possível o tema: Equação do 1º grau e Jogos Matemáticos foi satisfatória.
Realização da 2ª Oficina sobre Figuras Planas e Espaciais
Data: 18 de junho de 2015
Participantes: alunos bolsistas e alunos do 7º "A"
Os alunos bolsistas Adson, João Paulo e Iara, iniciaram explicando como iriam conduzir a Oficina, em seguida dividiram a turma em quadro grupos para fazer algumas medições pelas dependências da escola. Dando continuidade levamos todos os alunos para a quadra poliesportiva da Escola, dividimos a turma em 2 grupos e utilizando o barbante e orientados pelos alunos e supervisores, eles puderam formar Figuras Planas, Polígonos, como por exemplo, o hexágono, dentre outros e determinar suas diagonais.A participação da turma foi muito boa, por ser na quadra utilizamos o espaço necessário para desenvolvermos
a atividade da Oficina e atingir o objetivo desejado.
Realização da 1ª Oficina sobre Figuras Planas e Espaciais
Data: 11 de junho de 2015
Participantes: alunos bolsistas e alunos do 7º "A"
As alunas bolsistas Carmem, Andréia, Maria Rosane e Priscila, apresentaram para a turma slides o conceito de Perímetro e Área de Figuras Planas e no quadro branco desenharam as Figuras Planas e deram exemplos de área. Em seguida dividiram a turma em dupla e distribuíram uma malha quadriculada para cada dupla e uma figura geométrica plana para que eles colassem na malha. Tomando como unidade de medida o quadradinho da malha pediram aos alunos que encontrassem a medida dos lados e altura necessária para calcular a área de cada figura destacada, orientados através dos slides e atendimento individual de alunos bolsistas e supervisores e tomando como medida de comprimento o lado do quadradinho encontrassem o perímetro de cada figura. Todos os alunos participaram fazendo os cálculos necessários para encontrar o resultado, verificando no quadro se acertaram no momento da correção. Houve um bom desempenho da turma.
Reunião com Alunos Bolsistas e Supervisores do Pibid
Data:02 de junho de 2015
Participantes: alunos Bolsistas e Supervisores do Pibid
No primeiro momento da reunião foi feita uma abordagem do Geogebra e sua aplicação em Figuras Planas e Espaciais no Laboratório de Informática repassado pela nossa colega supervisora Adriana.
No segundo momento nos reunimos na Sala dos Professores e fizemos a leitura da seguinte mensagem: "O Melhor de Você" na intenção de motivá-los a desenvolver um trabalho com mais dedicação, dando o melhor de si. Logo, depois verificamos os materiais que foram selecionados para a realização das Oficinas e observamos que estavam adequado ao tema, tínhamos materiais concretos e atividades envolvendo Figuras Planas e Espaciais. Sugerimos atividades para maior enriquecimento das Oficinas. A reunião foi muito produtiva, pois todos se envolveram e organizaram os materiais concretos e atividades, como também aceitaram as sugestões dadas por nós para desenvolver as Oficinas na turma do 7º "A".
Reunião com Alunos Bolsistas e Supervisores do Pibid
Data: 22 de maio de 2015
Participantes: Alunos Bolsistas e Supervisores do Pibid
Iniciamos a reunião com a mensagem: Dificuldade de agradar a todos.Fizemos a leitura da mensagem e chegamos a seguinte conclusão que "Independente do que fazemos, sempre há alguém que discorda de nossa ação". Em seguida fomos planejar as Oficinas sobre Figuras Planas e Espaciais, dando ênfase em Área, Perímetro, Diagonal de um polígono, Fórmula de Euler, Planificação, dentre outros e Preparação para o uso do Geogebra. Ficamos satisfeitos com a reunião e com o interesse dos alunos em procurar adequar da melhor maneira possível o tema as atividades.
Realização da 2ª Oficina sobre Números Inteiros (Boliche e Fubica)
Data: 30 de abril de 2015
Participantes: alunos bolsistas e alunos do 7º ano "A"
A Oficina do Boliche teve início na sala de aula quando os alunos bolsistas determinaram as regras do jogo: 1- um menino e uma menina jogam ao mesmo tempo a bola para derrubar os pinos, atrás deles constam, valores negativo e positivo. 2- Ao derrubar os pinos é necessário resolver uma operação de acordo com os valores que consta neles. Vence quem obter maior pontuação.Reunimos todos os alunos no Pátio da Escola, por ter mais espaço, dividimos a turma do 7º ano "A" juntamente com os alunos bolsistas em dois grupos: o grupo dos meninos e o grupo das meninas, organizamos o boliche para dar continuidade a Oficina: o boliche e os Números Inteiros (adição e subtração). Depois do jogo do Boliche voltamos para a sala de aula, onde os alunos bolsistas aplicaram uma outra oficina, a Fubica e os Números Inteiros. Explicaram as regras do jogo: 1- Dividir a sala em quatro grupos, assim fizeram. 2- Determinar para cada grupo uma numeração e uma cor, assim fizeram 3- Dispor de dois dados grandes onde um contém o sinal das quatro operações e o outro valores de 1 a 6. 4- Convida-se um aluno de cada grupo por vez para lançar os dados, o valor da operação que obtiver será referente a quantidade de casas que deverá se deslocar ou retornar, assim fizeram. Ganhará o grupo que entrar em sua casa primeiro. O ganhador recebeu um brinde. A interação entre os alunos da turma foi ótima e a participação foi em massa, pois eles estavam aprendendo brincando e a vontade de ser o vencedor era grande e impressionante como resolviam rapidamente as operações formadas pelos pinos que eram derrubados pelos colegas e também pelos alunos de cada grupo. Os vencedores ganharam brindes.
Realização da 1ª Oficina sobre Números Inteiros (Histórico e Bingo)
Data: 23 de abril de 2015
Participantes: alunos bolsistas e alunos do 7º ano "A"
A professora da turma recebeu os alunos bolsistas na turma, os mesmos apresentaram-se e iniciaram as atividades com um breve histórico sobre Os Números Inteiros. Deram continuidade dizendo que iria chamar um bingo, envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão de números inteiros e o vencedor, isto é, quem preencher toda a cartela ganhará um brinde surpresa.Todos os alunos participaram, fazendo os cálculos necessários para encontrar o resultado e marcar na sua cartela, verificando no quadro se acertou para não marcar o número errado, foi muito interessante e divertido para eles e o mais importante é que ampliou os conhecimentos e melhorou a aprendizagem. Tivemos dois alunos que preencheram toda a cartela e ganharam brindes, mas o restante da turma também receberam algo como brinde.
Reunião com alunos bolsistas e supervisores do Pibid para planejar as Oficinas
Data: 23 de abril de 2015
Participantes: alunos bolsistas e supervisores do Pibid
Iniciamos a reunião com a Mensagem: A Vida e o Saco de Balas na intenção de motivá-los a desenvolver um trabalho com prazer. Logo depois verificamos os materiais que foram confeccionados para a realização das Oficinas e observamos que estavam adequados ao tema a ser trabalhado, tínhamos jogos e atividades envolvendo Números Inteiros.Foi uma reunião muito proveitosa , pois todos se envolveram e organizaram os materiais e jogos para desenvolver as Oficinas.
Reunião com supervisores e alunos bolsistas do Pibid
Data: 11 de abril de 2015
Participantes: supervisores e alunos do Pibid
No primeiro momento desejamos Boas Vindas aos alunos bolsistas que já faziam parte de nossa equipe e aos que ingressaram este ano. Em seguida fizemos a leitura da Mensagem da Canoa para reflexão e mencionamos que segundo Paulo Freire "Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!". Dando continuidade, falamos sobre Números Inteiros e sua aplicabilidade e demos sugestões de como trabalha-lo nas Oficinas, como também escutamos as ideias e analisamos as pesquisas que os mesmos já tinham feito sobre o tema em questão. No final da reunião todos já sabiam o que fazer. Ficamos satisfeitos com a reunião e com o interesse dos alunos em procurar adequar da melhor maneira possível o tema Números Inteiros a realidade do aluno e de maneira prazerosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário