PLANO DE TRABALHO



                                                                                  
 

AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE
PIBID (MATEMÁTICA) – EREM OLAVO BILAC

 

SEQUENCIA DIDATICA

 

Professora: Adriana Lopes de Oliveira

Coordenador: Paulo Neves de Almeida

Alunos Bolsistas: Arnaldo

                                   Claúdia

                                   Gustavo

                                   José Wagner

Tema: Pirâmides – elementos e relações

Série: 2º ano – Ensino Médio

Data: 24/08/2017

Material: Panificações p/ montagem de sólidos, slide p/ apresentação, folha p/ avaliação de sondagem.

Objetivo:

·         Identificar com precisão os elementos de uma pirâmide;

·         Fixar conceitos de geométrica através da observação do solido pirâmide;

·         Calcular o apótema de polígonos da base em pirâmides;

·         Calcular o apótema da pirâmide;

·         Identificar e resolver problemas de calculo de áreas e volumes em pirâmides;

·         Desenvolver processos de cálculo mental e raciocínio lógico; e

·         Aprender de forma lúdica na prática;

Conteúdos:

·         Pirâmides;

·         Teorema de Pitágoras;

·         Relação de Euler; e

·         Área de polígonos.

 

 

Desenvolvimento:

·         Geral:

     Entrega de folha com exercícios de acompanhamento para ser resolvido no decorrer da apresentação em slides; e trabalho com planificações para os alunos montarem uma demonstração para o calculo de volume de uma pirâmide.

·         Especifico:

Pirâmides – elementos e relações

 

1ª Etapa: Elementos – (Gustavo)

Apresentação dos elementos da pirâmide geométrica, demonstração de varias planificações em slide, e acompanhamento dos alunos na resolução de exercício na folha de atividade.


Tempo: 15 a 20 minutos no Maximo.

 

2ª etapa: Áreas – (Cláudia)

Explicação de como se faz os cálculos das áreas da base e laterais, com resolução em folha de atividade para fixação.


Tempo: 15 minutos.

 

3ª etapa: Volume – demonstração (Arnaldo)

Demonstração do volume da pirâmide por três métodos:

·         Algébrico;

·         Com liquido; e

·         E junção de sólidos.


Tempo: 15 a 20 minutos.

 

4ª etapa: Volume e Princípio de Cavalieri (Wagner)

Demonstrar o Princípio de Cavalieri com dois tipos diferentes e pirâmides, mas de mesmo volume e por ultimo relacionar PIRÂMIDE a CONE, também a luz do Princípio de Cavalieri (como na ilustração abaixo):

 


 

Avaliação:

 

     Neste processo os alunos Avaliados, de forma continua, quanto ao desempenho nas atividades, aos conteúdos desenvolvidos, as habilidades propostas a ser alcançadas, a metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto à compreensão e construção dos conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem da matemática.










AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE
PIBID (MATEMÁTICA) – EREM OLAVO BILAC
 

 
 

SEQUENCIA DIDATICA

 
PROFESSORA: Adriana Lopes de Oliveira.
Coordenador: Paulo Neves de Almeida.
Alunos Bolsistas: Gilvan Siqueira Lima,
                               José Wagner Fagundes
                               Luana Pereira de Lima
                               Maria Claudiane F. de Oliveira.
Tema: Pirâmide – planificação, calculo de área e volume.
Série: 2º ano – Ensino Médio.
 
Material: slides de introdução; cartolina; papel cartão – com planificações; elásticos e cola.
Objetivo:
  • Aprender a trabalhar em grupo para alcançar meta
·         Identificar e resolver problemas de calculo de áreas e volumes em pirâmides;
·         Calcular o apótema de polígonos da base em pirâmides;
·         Desenvolver processos de cálculo mental e raciocínio lógico;
·         Aprender de forma lúdica na prática;
Conteúdos:
·         Pirâmides;
·         Teorema de Pitágoras;
·         Relação de Euler;
·         Área de polígonos.
 
 
Desenvolvimento:
·         Geral:
     Entrega de folha com exercícios de acompanhamento para ser resolvido no decorrer da apresentação em slides; e trabalho com planificações para os alunos montarem uma demonstração para o calculo de volume de uma pirâmide.
·         Especifico:
Pirâmides – elementos e relações
 
1ª Etapa: Elementos – (Gustavo)
Apresentação dos elementos da pirâmide geométrica, demonstração de varias planificações em slide, e acompanhamento dos alunos na resolução de exercício na folha de atividade
Tempo: 15 a 20 minutos no Maximo.
 
2ª etapa: Áreas – (Cláudia)
Explicação de como se faz os cálculos das áreas da base e laterais, com resolução em folha de atividade para fixação
Tempo: 15 minutos.
 
3ª etapa: Volume – demonstração (Arnaldo)
Demonstração do volume da pirâmide por três métodos:
·         Algébrico;
·         Com liquido; e
·         E junção de sólidos.
 

Tempo: 15 a 20 minutos.

 

4ª etapa: Volume e Princípio de Cavalieri (Wagner)

Demonstrar o Princípio de Cavalieri com dois tipos diferentes e pirâmides, mas de mesmo volume e por ultimo relacionar PIRÂMIDE a CONE, também a luz do Princípio de Cavalieri (como na ilustração abaixo):
 
 
Avaliação:
 
     Neste processo os alunos Avaliados, de forma continua, quanto ao desempenho nas atividades, aos conteúdos desenvolvidos, as habilidades propostas a ser alcançadas, a metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto à compreensão e construção dos conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem da matemática.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Desenvolvimento:
1ª Etapa: rever brevemente, em apresentação de slides, os conceitos de pirâmides, tais como seus elementos, de forma a revisar conteúdos já dados em sala de aula, trazendo tais para a memória de atividade. Logo assim os alunos estarão prontos para próxima etapa.
2ª Etapa: entrega das planificações para os alunos montarem os diversos tipos de pirâmides, e a partir dos sólidos montados resolverem problemas como sua área, volume e apótema.
 
1ª Etapa – Slide PIRÂMIDES - (com Wagner) 
Conteúdo: Apresentação em slides para revisar de forma rápida o conteúdo de pirâmides, onde será revisto os seus elementos e seus tipos sólidos.
 
 
2ª Etapa – Confecção dos sólidos  
·         Pirâmide triangular (com Luana)
 
     Montagem do solido, pelos alunos,  e cálculos referentes a ele, tais como: área lateral, volume e apótema.
·         Pirâmide quadrangular (com Claudiane)

     Montagem do solido, pelos alunos,  e cálculos referentes a ele, tais como: área lateral, volume e apótema.
 
·         Pirâmide pentagonal (com Gilvan)
 
 

    Montagem do solido, pelos alunos, e cálculos referentes a ele, tais como: área lateral, volume e apótema.
·         Volume da pirâmide e o cubo (com Wagner)

 
 
 
    Montagem de três pirâmides através de planifica obliqua quadrangular e formação do cubo para demonstrar relação entre os sólidos.
 
Avaliação:
     Neste processo os alunos avaliados, de forma continua, quanto ao desempenho nas atividades, aos conteúdos desenvolvidos, as habilidades propostas a ser alcançadas, a metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto á compreensão e construção dos conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem da matemática. 
 

AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE


CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE

PIBID (MATEMÁTICA)- EREM OLAVO BILAC

ALUNOS:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

TURMA:______                                                      DATA:___/___/ 2016

OFICINA PIRÂMIDES


 


 


 

 

 


AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE

PIBID (MATEMÁTICA)- EREM OLAVO BILAC

SEQUENCIA DIDÁTICA

PROFESSORA: Adriana Lopes de Oliveira.

Coordenador: Paulo Neves de Almeida.

Alunos Bolsistas: Gilvan Siqueira Lima,

                               José Wagner Fagundes,

                               Luana Pereira de Lima, e

                               Maria Claudiane F. de Oliveira.

Tema: Analise Combinatória.

 

Série: 2º ano – Ensino Médio.

 

Data: 18/10/2016

 

Material: Jogos pedagógicos (A senha, a dieta necessária).

 

Objetivo:

 

·         Desenvolver processos de cálculo mental e raciocínio lógico;

·         Aprender de forma lúdica;

·         Utilizar noções de agrupamentos com repetição e sem repetição;

·         Identificar a probabilidade de um evento acontecer.

 

Conteúdos:

 

·         Analise de dados e probabilidade

 

 

Desenvolvimento:

 

1ª Etapa: orientar os estudantes em relação aos jogos, onde serão apresentados os conteúdos de forma lúdica; e

 

2ª Etapa: os estudantes iniciarão os jogos.

 

 

1º jogo – A senha

 

 

 

Como Jogar 

 

 2 jogadores por tabuleiros, primeiramente a dupla define quem vai começar. O jogador que começar (jogador 1) define uma combinação, "senha", de três cores entre as seis presentes no jogo e anato-la em um papel sem que seu colega veja, obedecendo as seguintes regras : não poderá utilizar cores brancas nem preta em sua senha e também não poderá repetir uma mesma cor na sua combinação.
O segundo jogador (jogador 2) tentará descobrir qual a senha que seu colega montou. Para isso deverá prosseguir da seguinte forma: o jogador 2 deverá "chutar" uma senha com combinações de três cores e colocar nas três primeiras casas do tabuleiro na coluna tentativas e pedirá ao seu colega que analize a tentativa e ele deverá dar pistas com as cores brancas e pretas da seguinte forma: O jogador 1 colocará uma ficha branca na primeira casa do tabuleiro na coluna ANÁLISE se o elemento que estiver na mesmo posição, na coluna TENTATIVAS for um elemento presente na sua senha e na posição correta. Será atribuido uma ficha preta nessa mesma casa se o elemento correspondente pertencer a senha mas se estiver na posição incorreta. não será atribuida nenhuma ficha caso o elemento não pertence a senha.

 

 E assim segue até que a análise seja feita até a 4º casa da coluna ANALISE.
feito isso o jogador 2 analizará os dados obtidos e "chutará" uma nova combinação, e da mesma forma, o jogador 1 obedecendo a correspondência anterior , deverá analizar a segunda possível senha.

 

O jogador 2 poderá fazer 8 "chutes para tentar descobrir a combinação. Ganhará o jogo aquele que conseguir descobrir a combinação exata em menos tentativas.

 

 

 

 

 

 

2º jogo – Bingo com 5 algarismos diferentes

 

 

 

Materiais:

 

  Urna para bingo,

 

  Bolinhas numeradas com os algarismos.

 

 

 

Tempo previsto: 50 min

 

Objetivos:

 

  Encontrar a quantidade de agrupamentos possíveis.

 

  Familiarizar os alunos com a ideia de construção de agrupamentos a partir de um conjunto de dados.

 

  Trabalhar a enumeração sistemática e cíclica.

 

  Trabalhar as idéias de agrupamentos com repetição e sem repetição.

 

 

 

Desenvolvimento da atividade: Comece mostrando aos alunos o material que será utilizado nesta atividade. Selecione dois algarismos como, por exemplo, 9 e 7. Coloque as bolinhas correspondentes a estes algarismos dentro da urna. Pergunte a eles quantas opções de resultados são possíveis para um sorteio único. Registre no quadro:

 

elementos disponíveis: 9 e 7     resultados possíveis: 9 e 7

 

Repita o procedimento, mas avise que agora irá sortear as duas bolinhas e considerar o numeral formado pelos algarismos na ordem em que forem sorteados. Continue registrando no quadro:

 

elementos disponíveis: 9 e 7     resultados possíveis: 79 e 97.

 

Explore a possibilidade de repor a primeira bolinha retirada e registre no quadro:

 

elementos disponíveis: 9 e 7     resultados possíveis: 77, 79, 97 e 99.

 

Continue repetindo este procedimento, mas comece a explorar situações mais complexas como, por exemplo: (1) Coloque três ou mais bolinhas na urna, mas anuncie que apenas duas serão sorteadas; (2) varie a quantidade de bolinhas disponíveis e sorteadas; (3) acrescente o zero nas opções de sorteio e trabalhe a ideia que um numeral não deve começar com zero; (4) anuncie que só serão considerados numerais menores que um determinado valor ou apenas numerais pares.

 

Comentários: Faça sempre registros no quadro e chame a atenção para a necessidade de se organizar a construção dos agrupamentos a fim de não esquecer nenhum. Inicie, por questões de fácil resposta. Elas criam um ambiente onde os alunos se sentem mais seguros e, em consequência, mais receptivos aos seus questionamentos que podem, gradativamente, levá-los a refletir sobre situações mais complexas.

 

Você pode deixar a atividade mais divertida para os alunos se mesclar a determinação da quantidade de numerais possíveis com alguns sorteios. Os alunos gostam de tentar adivinhar qual será o resultado do sorteio.

 

3º jogo – Cardápio Diversificado

 

    O objetivo do jogo é resolver as situações problemas de modo a não sobrar alimentos no painel de alimentos.

 

1ª etapa: o instrutor dar a situação problema para que cinco estudantes apresentem a solução, quem resolver em menos tempo ganha; e

 

2ª etapa: os estudantes começam a retirar os alimentos do painel onde, onde de acordo com a situação não poderá sobrar nenhum.

 

Tabela de alimento

 

 


 

 

4º jogo – Aposta com dados

 

Tabela das possibilidades de cada aposta

 





























 


Números iguais

nos dois dados


Número ímpar

em um dos

dados


Soma igual a 10


Produto igual a 12


Soma menor do

que 5


Número par no

resultado do

produto dos dois

números


Número ímpar

no resultado do

produto dos dois

números


Um número

maior do que 4

em um dos dois

dados


Números

menores do que

3 nos dois dados


Números pares

e iguais nos dois

dados


Soma igual a 12


Produto igual a 4


Soma maior do

que 10


Soma maior que 5


Números

ímpares nos

dois dados


3 em um dado e

5 no outro


6 nos dois dados


Diferença de

uma unidade

entre os

números dos

dois dados


5 em um dos

dois dados


Número ímpar

em um dado e

número par no

outro

 

 

 

Tabela coleta de dados

 

 
  
 


Sentença


Espaço amostral


Número de eventos


Probabilidade


Números iguais nos dois dados


 


 


 


Soma igual a 10


 


 


 


Soma maior do que 5


 


 


 


Números pares e iguais nos dois dados


 


 


 


Números menores do que 3 nos dois dados 


 


 


 


5 em um dos dois dados 


 


 


 


6 os dos dados


 


 


 


Produto igual a 12


 


 


 


Soma menor do que 8


 


 


 

 

 

 

Regras do jogo

 

1. Cada jogador aposta um determinado número de fichas, à sua vontade, colocando-as sobre uma única “casa” do tabuleiro.

 

2. Antes dos dados serem lançados, cada jogador deve registrar no seu caderno a aposta que fez e escrever também a probabilidade de que essa sua aposta seja vencedora. Por exemplo, um jogador colocou a ficha na casa “soma maior do que 8” e deve escrever no seu caderno:

 

Aposta 1 – Uma ficha em “soma maior do que 8”.

 

Probabilidade de ganhar:

 

10
36 

 

Perceba que são 36 resultados possíveis e que são 10 resultados desejados:

 

(3,6), (4,5), (4,6), (5,4), (5,5), (5,6), (6,3), (6,4), (6,5), (6,6).

 

3. Depois que todos fizeram suas jogadas e calcularam suas probabilidades de ganhos, alguém lança os dois dados ao mesmo tempo.

 

4. Quem ganhar, só leva de fato os pontos se calcular o número que ganhou. Para isso, resolverá uma regra de três simples com a probabilidade de ganho que calculou anteriormente. Por exemplo, se nos dados apareceu o par (6,5), quem apostou 1 ficha na jogada “Soma maior do que 8” ganhou o número “x” de pontos calculado pela equação:

 

10 = 1
36X

 

 

 

5. As fichas apostadas são recolhidas e colocadas de lado.

 

6. Após certo número de rodadas fixado inicialmente, o jogo termina e o ganhador é o jogador que tiver o maior número de pontos acumulados.

 

 

 

Avaliação:

 

     Neste processo os aluno avaliados, de forma continua, quanto ao desempenho nas atividades, aos conteúdos desenvolvidos, as habilidades propostas a ser alcançadas, a metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto á compreensão e construção dos conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem da matemática 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 





















 


 


AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE
 

 
PIBID (MATEMÁTICA)- EREM OLAVO BILAC

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

 

Professor(a): Adriana Lopes de Oliveira                                            

Coordenador: Paulo Neves de Almeida

Alunos Bolsistas: Maria Rayanne Magalhães.

                              Anne Karollyne de Assis.

                              Gilvan Siqueira Lima.

                              Kelly Ferreira.

                              Katia Danilla.

Tema: Números Inteiros

Série: 1º ano C– Ensino Médio
 

Material: Jogos pedagógicos (Bingo de números naturais, damas dos sinais e quadrado mágico), slides, lousa, lápis, data-show e outros.

 

Objetivos:

·         Compreender o sistema de numeração dos números inteiros;

·         Identificar e reconhecer informações numéricas envolvendo números positivos e negativos em contextos diversificados;

·         Desenvolver processos de cálculo mental, raciocínio lógico e relações entre ganho e perda.

·         Aprender de forma lúdica.

 

 

Conteúdos:

·         Representação de números inteiros: positivos e negativos;

·         Operações com inteiros – adição, subtração, multiplicação e divisão.

 

 

Desenvolvimento:

 

1ª Etapa: Conversa informal para mobilizar os conhecimentos da turma;

2ª Etapa: Apresentação do conteúdo, com o auxílio de slides;

3ª Etapa: Oficina utilizando os jogos como material de apoio. Seguindo o as regras abaixo;

 
Regras

  • As fichas com as operações são colocadas dentro de um saco.
  • O professor retira uma operação e fala aos jogadores.
  • Os jogadores resolvem a operação obtendo o resultado que estará em algumas das cartelas.
  • Aquele que possuir o resultado marca-o com um marcador.
  • Caso tenha dois resultados iguais em uma mesma cartela, marca-os simultaneamente.
  • Vence o jogador que marcar todos os resultados de sua cartela.

 

Avaliação:

Neste processo os alunos serão avaliados, de forma contínua, quanto ao desempenho nas atividades, aos conteúdos desenvolvidos, as habilidades proposta a ser alcançada, a metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto à compreensão e construção dos conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem da matemática.
 

Referencias:

http://matematicainformaticauepr.pbworks.com/ - Acesso em 07 de março de 2015;












 

AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE
 

 
PIBID (MATEMÁTICA)- EREM OLAVO BILAC

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

 

Professor(a): Adriana Lopes de Oliveira                                            

Coordenador: Paulo Neves de Almeida

Alunos Bolsistas: Maria Rayanne Magalhães

                              Anne Karollyne de Assis

                              Gilvan Siqueira Lima

                              Kelly Ferreira

                              Katia Danilla

Tema: AREA E PERÍMETRO

Série: 1º ano A – Ensino Médio
 
Conteúdo:

Área e Perímetro utilizando o Tangram
 

 Objetivos:

 

- Identificar o Tangram como uma forma participativa de construir conceitos de poligonos, gerando a compreensão e comparação entre o vivido e o construído.

-Construir polígonos e figuras planas com o auxiliodo Tangram.

- Compreender o conceito e a aplicação de área e perímetro de diversos polígonos regulares.

- Diferenciar área de perímetro.

- Calcular o perímetro de figuras com números inteiros na medida dos lados;

- Medir a área dos polígonos.

 Tempo estimado:

Duas aulas.

 Material necessário:

Tangram, papel, régua, diversos modelos de polígonos e outros.

 Desenvolvimento:

1° Etapa: Conversa informal paramobilizar os conhecimentos da turma;

2° Etapa: Apresentação do conteúdo com o auxilio de slides;

3° Etapa: Atividade relacionada ao conteúdo que foi explicado.

 Avaliação:

Acompanhar as equipes durante a realização de cada etapa da atividade para diagnosticar as que necessitam de intervenção pedagógica. Identificando se elas compreenderam as orientação para a resolução das atividades e se estão tendo alguma dificuldade. Observando também, se as equipes participam ativamente das atividades, discutem e propõem soluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário